No universo dinâmico do e-commerce, a gestão eficiente de produtos é crucial para qualquer negócio prosperar. Nesse contexto, três códigos específicos emergem como elementos necessários: GTIN, NCM e SKU.
Embora representem uma burocracia, esses códigos são fundamentais para uma gestão precisa, acelerando o processamento de pedidos e simplificando as complexidades logísticas. Para empresas de comércio eletrônico, o entendimento e a aplicação desses códigos constituem um passo vital para alcançar a excelência operacional e responder eficazmente às demandas do mercado contemporâneo.
GTIN – Global Trade Item Number
Este é um nome chique para algo que já conhecemos a muito tempo. O GTIN é o número codificado pelo popular código de barras de qualquer produto, inclusive os que adquirimos regularmente em qualquer supermercado.

Se trata de um sistema de identificação para itens comerciais. Os GTINs são aplicados a qualquer item (seja produto ou serviço) que possa ser precificado, pedido ou faturado ao longo da cadeia de suprimentos, abrangendo desde matérias-primas até produtos acabados.
O GTIN substitui o antigo EAN (European Article Number), que como o próprio nome indica, era um número criado para identificação de itens dentro da Europa. Mas embora países não pertencentes a comunidade européia (como o Brasil) adotavam este padrão, havia a necessidade de criar um padrão global, e surgiu o GTIN.
Existem muitas variações de padrão dentro do GTIN. Em exportações para os Estados Unidos ou Canadá, por exemplo, os importadores, tradings, consultorias e varejos desses países costumam solicitar o uso do código GTIN-12/UPC.
Aliás, no Brasil a criação e gerenciamento de GTIN é responsabilidade da GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação. Se você for um fabricante, por exemplo, é a GS1 que você deve procurar para registrar o GTIN e criar o código de barras do seu produto.
NCM – Nomeclatura Comum do Mercosul
Assim como o GTIN, também se trata de um código numérico com o propósito de facilitar a fiscalização, controle e estatísticas. Seu uso é central em atividades de fiscalização tributária, aduaneira, sanitária e várias outras esferas do poder publico.
Na prática é um número para identificar um tipo de produto. Por exemplo, se você vende Tênis Esportivos o NCM será 6404.11.00, independente do fabricante, modelo, cor ou origem.
Para encontrar um NCM você pode consultar o Portal Único Siscomex, basta digitar a descrição do produto para iniciar uma pesquisa. A consulta também pode ser feita pelo numero do NCM para encontrar o produto correspondente. Mas esta é uma informação obrigatória em toda nota fiscal eletrônica, então você pode verificar este código na nota fiscal de origem do produto que você comercializa.
SKU – Stock Keeping Unit
Em uma tradução livre, unidade de manutenção de estoque, este é um código interno. Se você comercializa itens de um único fabricante, pode adotar o mesmo padrão para facilitar a comunicação, ou criar seu próprio padrão.

O propósito do SKU é facilitar a gestão de estoque, voltando ao exemplo do tênis, se o item que você deseja criar um SKU é o “Tênis New Balance 373, Masculino, tamanho 42”, você pode usar o seguinte SKU “TENB373M42”, onde:
- TE – Tipo de Produto (Tênis)
- NB – Marca (New Balance)
- 373 – Modelo (373)
- M – Genero (masculino)
- 42 – Tamanho (42)
Empresas e varejistas, cada vez mais, usam códigos de barras para armazenar o SKU do produto, facilitando a gestão de grandes estoques e procedimentos logísticos. Por isso é comum pessoas confundirem o GTIN com o SKU, mas, como vimos, as semelhanças se limitam a isso.
GTIN, NCM e SKU no E-commerce
É comum você contratar uma plataforma para criar sua loja online e quando começa a de fato operar percebe que elas não tem campo nativo para estas informações. Como consequência você precisa criar controles paralelos, planilhas e, muitas vezes, até emitir notas fiscais manualmente para poder inserir estas informações. O problema cresce conforme aumentam suas vendas e é multiplicado pelo tamanho do seu catálogo de produtos.
Quando você tem todas as informações devidamente cadastradas em seu e-commerce, exportar para um marketplace ou integrar com seu ERP é muito mais simples. Sem contar que você pode usar seu e-commerce como um repositório confiável das informações de seus produtos.
Neste aspecto o WooCommerce novamente mostra sua flexibilidade, permitindo que você crie campos específicos para abrigar cada uma destas informações, permitindo que você exporte estes dados junto do pedido para seu ERP, simplificando a emissão de notas fiscais, exporte estes dados junto a seu catálogo, quando necessário e até exiba estes dados na página do produto, se desejar.
A seguir, você encontrará o snippet de código para adicionar estes três campos adicionais no cadastro de produtos de seu WooCommerce, além de exibir na página de produto, caso eles estejam cadastrados.
// Adicionar a caixa de meta SKU, GTIN e NCM
function custom_meta_box() {
add_meta_box(
'custom_meta_box_id',
'Informações Adicionais',
'custom_meta_box_callback',
'product'
);
}
add_action('add_meta_boxes', 'custom_meta_box');
// Exibir conteúdo da caixa de meta
function custom_meta_box_callback($post) {
$custom_sku = get_post_meta($post->ID, '_custom_sku', true);
$custom_gtin = get_post_meta($post->ID, '_custom_gtin', true);
$custom_ncm = get_post_meta($post->ID, '_custom_ncm', true);
echo '<label for="custom_sku">SKU: </label>';
echo '<input type="text" id="sku_input" name="custom_sku" value="' . esc_attr($custom_sku) . '" ' . ($custom_sku ? 'style="display:none;"' : '') . ' />';
echo $custom_sku ? '<span id="sku_display"><b>' . esc_html($custom_sku) . '</b></span> <button class="ed_button button button-small" type="button" onclick="document.getElementById(\'sku_display\').style.display=\'none\';document.getElementById(\'sku_input\').style.display=\'block\';">Editar</button>' : '';
echo '<hr>';
echo '<label for="custom_gtin">GTIN: </label>';
echo '<input type="text" id="gtin_input" name="custom_gtin" value="' . esc_attr($custom_gtin) . '" ' . ($custom_gtin ? 'style="display:none;"' : '') . ' />';
echo $custom_gtin ? '<span id="gtin_display"><b>' . esc_html($custom_gtin) . '</b></span> <button class="ed_button button button-small" type="button" onclick="document.getElementById(\'gtin_display\').style.display=\'none\';document.getElementById(\'gtin_input\').style.display=\'block\';">Editar</button>' : '';
echo '<hr>';
echo '<label for="custom_ncm">NCM: </label>';
echo '<input type="text" id="ncm_input" name="custom_ncm" value="' . esc_attr($custom_ncm) . '" ' . ($custom_ncm ? 'style="display:none;"' : '') . ' />';
echo $custom_ncm ? '<span id="ncm_display"><b>' . esc_html($custom_ncm) . '</b></span> <button class="ed_button button button-small" type="button" onclick="document.getElementById(\'ncm_display\').style.display=\'none\';document.getElementById(\'ncm_input\').style.display=\'block\';">Editar</button>' : '';
}
// Salvar o valor da caixa de meta SKU, GTIN/EAN e NCM
function save_custom_meta_box_data($post_id) {
if (defined('DOING_AUTOSAVE') && DOING_AUTOSAVE) return;
if (isset($_POST['custom_sku'])) {
$custom_sku = sanitize_text_field($_POST['custom_sku']);
update_post_meta($post_id, '_custom_sku', $custom_sku);
}
if (isset($_POST['custom_gtin'])) {
$custom_gtin = sanitize_text_field($_POST['custom_gtin']);
update_post_meta($post_id, '_custom_gtin', $custom_gtin);
}
if (isset($_POST['custom_ncm'])) {
$custom_ncm = sanitize_text_field($_POST['custom_ncm']);
update_post_meta($post_id, '_custom_ncm', $custom_ncm);
}
}
add_action('save_post', 'save_custom_meta_box_data');
// Exibir na página de produto se existir
function display_custom_product_meta() {
global $product;
$post_id = $product->get_id();
$custom_sku = get_post_meta($post_id, '_custom_sku', true);
$custom_gtin = get_post_meta($post_id, '_custom_gtin', true);
if ($custom_sku) {
echo '<div class="custom-sku"><small>SKU: ' . esc_html($custom_sku) . '</small></div>';
}
if ($custom_gtin) {
echo '<div class="custom-gtin"><small>GTIN: ' . esc_html($custom_gtin) . '</small></div>';
$custom_ncm = get_post_meta($post_id, '_custom_ncm', true);
if ($custom_ncm) {
echo '<div class="custom-ncm"><small>NCM: ' . esc_html($custom_ncm) . '</small></div>';
}
}
}
add_action('woocommerce_product_meta_end', 'display_custom_product_meta');
Onde adicionar este código?
Sugiro que você use o Code Snippet para injetar este código em seu functions.php, no entanto, se desejar, pode inserir na parte inferior do arquivo functions.php do tema filho.
Este é um código de referência, antes de mais nada, você deve adaptá-lo para suas regras de negócio. Finalmente, realize criteriosos testes em ambiente apropriado, antes de colocar em seu site de produção.
Este código está funcionando?
Atualizações do WordPress, Plugins e, principalmente, de Temas podem influenciar no funcionamento deste código. Este código foi testado com o Tema Astra. Caso ele tenha deixado de funcionar, você adicionou alguma melhoria conte sua experiência em nossa Seção de Comentários.
Sua loja online ainda não é WooCommerce?
Este código é uma pequena amostra da flexibilidade e controle que você só terá com o WooCommerce. No entanto, você pode aprender a criar negócios online, em um ambiente WordPress e WooCommerce, de forma profissional, estruturada e escalável do absoluto zero, com nossa formação em e-commerce.
O curso atende desde empreendedores que desejam entrar no mercado digital, até profissionais de agencias de criação de sites que desejam adicionar a seu roll de serviços a criação de e-commerces de alta performance.
Gostei das dicas, mas eu estou procurando mesmo é um plugin que faça isso.
É mais fácil pra mim.