A jornada empreendedora no e-commerce é repleta de desafios e armadilhas. Um dos erros clássicos mais cometidos por empreendedores iniciantes é mirar no mercado nacional antes de conquistar o entorno da sua própria cidade. No entanto, o foco no e-commerce local esconde vantagens competitivas inesperadas que podem ser o trampolim para o sucesso na sua escalada.
Vantagens
Frete
Por 47% dos consumidores, o custo alto do frete é citado como o maior motivo para desistirem de uma compra online, sendo considerado, portanto, a maior barreira para a conversão. Em segundo lugar está o prazo de entrega longo.

Ao focar em um e-commerce local o empreendedor pode oferecer o frete com preço reduzido ou mesmo absorver os custos e oferecer frete grátis. Além disso, pode estabelecer prazos de entrega muito curtos, que em alguns casos pode ser de poucas horas. Um diferencial competitivo que dificilmente pode ser superado por grandes players é conferido a nós por estes dois fatores, aumentando imediatamente a competitividade e relevância da sua empresa.
Atualmente temos uma oferta crescente de aplicativos de entrega, desde pequenos volumes com motocicletas a transportadoras, passando também por veículos de passeio, como o Uber Flash. Usar estes serviços é muito simples, além de possibilitar que o empreendedor conheça e avalie os prestadores autônomos destas plataformas. Conforme seu volume de vendas cresce, pode fazer a contratação direta do prestador com melhor desempenho.
Público
Ninguém conhece, melhor do que você, os hábitos, necessidade e as dores dos consumidores dos seus produtos em sua própria cidade e região. Esta expertise, corretamente aplicada as ferramentas de publicidade que permitem a segmentação geográfica, como é o caso do Google Ads e do Meta Ads, fomentam campanhas de marketing muito mais eficazes para um e-commerce local, trazendo um retorno sobre o investimento em publicidade muito maior.
Impostos
Vender para outros estados pode ser um verdadeiro inferno tributário, especialmente para pequenas empresas. Cada estado tem sua própria legislação tributária, e é responsabilidade exclusiva do comerciante conhecer e recolher os devidos tributos. Isso sem falar no custo extra em impostos, a depender do estado para o qual o produto se destina.
Por outro lado, gerir um negócio dentro de um único estado simplifica muito o processo, demandando menos tempo e esforço, recursos fundamentais para empreendedores recém chegados ao digital.
Assistência
Entre os 5 maiores motivos para desistir de uma compra online, sempre figura a ausência de canal ou informações pouco claras sobre reparo, troca e assistência técnica dos produtos. Isso ocorre devido a complexidade de um processo de logística reversa ou mesmo a dificuldade em estabelecer uma rede credenciada pulverizada em um país com dimensões continentais como o Brasil, para lhe dar com demandas de reparo ou troca.
Fase a esta realidade, ao atuar em um mercado local, o empreendedor pode oferecer serviços de reparo, troca e assistência técnica em sua própria sede, o que será imediatamente reconhecido como um diferencial competitivo pelo seu público.
Produtos Especiais
Cada produto tem seus próprios desafios para comercialização online. No caso dos produtos frescos, perecíveis, congelados, refrigerados, muito frágeis, grandes volumes ou aqueles que requerem mão de obra especializada para instalação, carregam um complexidade extra na comercialização para todo o Brasil. Por outro lado, é cada vez mais frequente a procura online por estes produtos. E por isso empresas com abrangência local são as maiores beneficiadas na comercialização digital de produtos destas categorias.

Apoio a Negócios Locais
O movimento de apoio a negócios locais tem crescido cada vez mais. As pessoas tem tomado maior consciência que ao realizar compras em e-commerces locais fortalecem a comunidade em que elas estão inseridas. Como consequência geram mais emprego, desenvolvimento e construindo cidades melhores. E isso beneficia a todos inclusive o próprio consumidor e sua família.
Decisão Estratégica
Enquanto a ideia de expandir nacionalmente é tentadora, também traz desafios complexos, custos extras e muitos pontos de fricção com relação as vendas. Por outro lado, muitas oportunidades e diferenciais competitivos se somam quando o assunto é a dominação através de um e-commerce local.
As duas coisas não são excludentes. Mas uma estratégia elementar para um empreendedor recém chegado ao mercado digital é concentrar-se em dominar o mercado local. Posteriormente fazer uma expansão geográfica gradativa: local, regional, estadual, macro-regional e nacional. Cada um destes marcos deve ser usado como trampolim para o próximo, ensejando um crescimento estruturado e bem-sucedido.
Validar e aprimorar o modelo de negócios é condição vital para iniciar uma operação de sucesso. Fazer isso em uma área controlada lhe permite medir e ajustar tudo em tempo real. E como bonus ainda criará um reduto de clientes leais a sua marca.
Pense Global. Comece Local!
E-commerce vs Negócio Físico
Descubra por que insistir em uma loja física hoje, além de uma decisão arriscada, pode beirar a insanidade.
Aprenda a Criar E-commerce do Zero
Entenda como uma pessoa comum pode criar do zero um e-commerce profissional, estruturado, escalável em apenas 30 dias.