Planejando seu Cenário Financeiro – Na Prática!
De acordo com pesquisa do IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos. Mesmo que você esteja iniciando agora no mundo do empreendedorismo, já deve ter cansado de ouvir estatísticas como esta. Mas o que ninguém te conta é porque pessoas que aplicaram as economias de uma vida no sonho de empreender além de não prosperarem, tiveram que fechar os seus negócios.
E como poderia ser diferente? Afinal, não aprendemos empreendedorismo na escola. Pelo contrário, somos condicionados para julgar, criticar e dissuadir as pessoas a nossa volta que desejam empreender.
Este cultura está tão encrostada em nossa sociedade, que quando um empreendedor emerge, precisa buscar todo tipo de atalho para se estabelecer o mais rápido possível para provar que pode antes que alguém o convença a desistir.
Faça na Ordem Certa
Não há como construir um negócio sólido sem um planejamento prévio. É lógico que um plano de negócios, estudo de mercado, marketing e gestão são importantes, mas o ponto crucial, e que todo o empreendedor deixa para o final (ou não faz) é uma Projeção Financeira.
E o problema de deixar a Projeção Financeira para o final, ou ocasionalmente ignorá-la, é que, conforme vamos planejando, ficamos tão apaixonados pelo nosso projeto que desenvolvemos uma especie de cegueira para os números. Em outras palavras, desprezamos os números que determinam a prosperidade ou o fracasso de um negócio.
Começar pela Projeção Financeira vai economizar muito tempo e energia, pois se você descobrir que o negócio é viável pode partir para as próximas etapas sem medo. Do contrário, você descarta a ideia rápido e parte para outra antes mesmo de ter se apegado.
Sua Ideia é Viável?
Nenhuma ideia, por mais brilhante que seja, pode se sustentar sem resultado financeiro. Por outro lado quando ouvimos falar de Projeção Financeira imaginamos grandes números, estatísticas e complexas fórmulas matemáticas, o que acaba nos dissuadindo desta tarefa.
Confesso que ao pesquisar na internet, para trazer este conteúdo para você, achei muitas teses complexas, que demandam de muita expertise em finanças para serem aplicadas, mas também encontrei várias simplificações perigosas, capazes de colocar um empreendedor em grandes apuros…
Mas meu propósito aqui é tornar o básico de uma projeção financeira simples pra você, de forma que você a adote como primeiro passo para planejar seu novo negócio ou mesmo uma expansão do seu negócio atual.
Calculadora de Projeção Financeira
Mas na Start Commerce a gente não fica só no discurso. Criamos uma calculadora simplificada para Projeção Financeira de empresas de comércio enquadradas no Simples Nacional.
Usando alguns números chave você rapidamente poderá entender se o negócio terá ou não viabilidade. Além de poder simular cenários variando cada um dos números. Use esta calculadora sem moderação para:
- Analisar a viabilidade de um negócio;
- Simular possíveis cenários;
- Tomar decisões baseada em dados.
Alíquota Efetiva do Simples: %
Custo Total da Operação:
Markup:
Os valores expressos acima são meras estimativas. Para cálculos precisos consulte seu contador.
Exemplos de Uso
Vamos fazer uma Projeção Financeira de uma lanchonete onde o principal produto comercializado será o Cachorro Quente. Esta lanchonete trabalhará 6 dias por semana e tem potencial para vender 100 cachorros quentes por dia, ou seja 2.700 cachorros quentes por mês.
O empreendedor tem os custos fixos (Aluguel, Energia, Folha de Pagamento, etc.) de R$ 6.000,00. Enquanto o custo de produção de cada cachorro quente é R$ 7,80 e o preço de venda é R$ 15,00. Seu faturamento mensal estimado será de R$ 40.500,00 (2700un X R$ 15,00)
Cenário 01 – Suas vendas serão diretas e a taxa da operadora de cartão é de 4,2%. Logo seu lucro estimado será de R$ 9.046,50 (22,34%).
Cenário 02 – Mas se o empreendedor resolver realizar suas vendas por um marketplace como o Ifood, utilizando do seu plano básico (Mensalidade R$ 100,00 + 3,2% Cartão + 12% Taxa do Marketplace), terá o lucro estimado de R$ 4.491,50 (11,9%).
Cenário 03 – Agora se ele utilizar o plano Ifood Entrega (Mensalidade R$ 130,00 + 3,2% Cartão + 23% Taxa do Marketplace), terá o lucro estimado de R$ 6,50 (0,02%).
Pensando em E-commerce
Agora que você pode simular inúmeros cenários para o seu negócio, com toda a certeza vai querer simular como seria sua operação em um e-commerce. A diferença mais evidente de um e-commerce para uma operação física vai estar em seus custos fixos (aluguel, infraestrutura, colaboradores, etc.), que serão certamente menores.
No entanto considere que um e-commerce pode extrapolar limites geográficos, operar 24hs por dia e 7 dias por semana, potencializa o atendimento e fidelização de clientes, tem potencial de escalabilidade muito superior a uma operação física, e tudo isso ainda proporciona uma margem de lucro muito maior.
A Start Commerce oferece uma formação em e-commerce para quem deseja empreender no mercado digital. Você não precisa ser um mago em informática para criar um e-commerce profissional, independente, robusto e escalável, pois ajudaremos você desde os primeiros passos até a gestão deste poderoso canal de vendas.
A Métrica Chave
Neste universo de empreendedorismo é comum ver pessoas colocando o faturamento acima de tudo, e usando este número como marcador de sucesso do negócio. Mas olhar apenas para o faturamento é uma forma equivocada de avaliar uma empresa. Um faturamento vultuoso eventualmente esconde a ineficiência de uma operação.
Entretanto, nenhuma outra métrica é mais relevante para um negócio do que o lucro gerado. É o lucro que mantem o negócio de pé, ao mesmo tempo que permite investimentos em sua ampliação, remunera o empreendedor pelo seu trabalho, coragem e o compromisso com seus colaboradores e com a sociedade em geral.
Sugiro que você salve em seus favoritos esta página, pois a partir de agora, todas as vezes que você pensar em um novo negócio, poderá usa-lá para simular cenários e determinar se o projeto é ou não viável.
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