Calculadora de Precificação

Como você faz sua precificação? Se você compra um produto por R$ 100,00 e vende por R$ 200,00 pode estar no prejuízo

A precificação de produtos não é uma dúvida apenas de empreendedores iniciantes, muitos empresários experientes só entendem a importância da correta precificação quando se negócio eventualmente quebra.

Calcular o preço de venda, em outras palavras, precificar um produto, é uma dúvida recorrente dos nossos alunos, e por isso resolvemos desenvolver uma calculadora simplificada, que permite que você faça não apenas o cálculo de precificação, mas que consiga rápidamente fazer uma análise preliminar antes de iniciar um novo negócio.

Se você já pesquisou na internet sobre o tema, certamente se deparou com dois tipos de artigo falando sobre precificação, os extremamente simplificados e os demasiadamente complexos. No entanto os simplificados não geram resultados confiáveis, enquanto os complexos são muito difíceis de aplicar, especialmente para quem está na fase de planejamento ou no início de um negócio, e tem poucos números consolidados.

Precificação

Os Pilares da Precificação 

Antes de mais nada é preciso definir que precificação é um processo de determinar o valor monetário adequado para um produto ou serviço. Primordialmente este processo tem dois pilares fundamentais: Estratégico e Econômico.

O pilar econômico, que, aliás, vamos explorar amplamente com nossa Calculadora de Precificação, busca o equilíbrio financeiro do negócio. Aqui são consideradas todas as despesas fixas, sobretudo, custos com mercadorias, insumos, taxas, impostos e qualquer outro gasto envolvido na subsistência da empresa, inclusive o seu lucro. Sim, já que o lucro não pode ser é um efeito colateral, mas deve fazer parte do planejamento econômico / financeiro do negócio.

Por outro lado, o pilar estratégico leva em consideração fatores como posicionamento de mercado, percepção de valor pelo consumidor e concorrência. O pilar estratégico sempre vem depois do pilar econômico, pois analisar isoladamente este pilar é um dos maiores erros que um empresário pode cometer. Afinal, antes de qualquer outra coisa é necessário “Fechar a Conta”, e só depois que um preço mínimo de venda do seu produto é estabelecido, poderá ser considerado o pilar estratégico.

Calculadora de Precificação

Criamos uma calculadora simplificada com o intuito de lhe ajudar no processo de precificação de produtos, sobretudo em empresas de comércio enquadradas no Simples Nacional.

Assim, manipulando alguns números chave, você rapidamente poderá simular a precificação dos seus produtos. Além disso você poderá criar inúmeros cenários variando cada um dos números.

Portanto, use esta calculadora sem moderação para:

  • Precificar seus produtos;
  • Encontrar seu Markup;
  • Analisar a viabilidade de um negócio;
  • Simular possíveis cenários;
  • Tomar decisões baseada em dados.
» Qual seu custo em cada unidade do seu produto (incluindo custo de frete, embalagens, etc.)?
» Você pode multiplicar as vendas diárias pela quantidade de dias trabalhados no mês.
» Qual o percentual médio você paga para operadora a cada venda no cartão?
» Qual a taxa que o marketplace deduz de sua venda e/ou comissões que você paga a terceiros?
» Qual a soma de todas as despesas fixas do mês (Aluguel, Salários, Benefícios, etc)? Calcule aqui
» Ao final do mês qual o lucro você deseja obter com esta operação?

Exemplos de Uso

Vamos simular um calculo de precificação para uma lanchonete onde o principal produto comercializado será o Cachorro Quente. Esta lanchonete trabalhará 6 dias por semana e tem potencial para vender 100 cachorros quentes por dia, ou seja 2.700 cachorros quentes por mês.

O empreendedor tem os custos fixos (Aluguel, Energia, Folha de Pagamento, etc.) de R$ 6.000,00. O custo de produção de cada cachorro quente é R$ 7,80. Ele paga em média 3% de taxa para a operadora do cartão e não vende através de marketplaces.

  • Cenário 01 – Ele pretende ter um lucro líquido de R$ 5.000,00/mês.
    Será necessário aplicar um Markup de 67,71% sobre o preço de custo, vendendo cada cachorro-quente por R$ 13,08 (R$ 7,80 x 1,6771).
  • Cenário 02 – Ele pretende ter um lucro líquido de R$ 10.000,00/mês.
    Será necessário aplicar um Markup de 94,84% sobre o preço de custo, vendendo cada cachorro-quente por R$ 15,20 (R$ 7,80 x 1,9484).
  • Cenário 03 – Ele pretende ter um lucro líquido de R$ 15.000,00/mês.
    Será necessário aplicar um Markup de 121,98% sobre o preço de custo, vendendo cada cachorro-quente por R$ 17,31 (R$ 7,80 x 2,2198).

Perceba que uma diferença de R$ 4,23 no preço de venda da unidade, o lucro do comerciante aumenta em 200%, passando de R$ 5.000,00 para R$ 15.000,00

Nesta simulação alteramos apenas Lucro Líquido Desejado, você pode alterar todos os outros fatores, simulando os mais diversos cenários para seu negócio.

Informações Importantes

Esta é uma calculadora de estimativas. Não temos a pretensão de oferecer números precisos. Sugerimos que você consulte seu contador para obter resultados mais apurados. 

Precificação na Prática

Este artigo tratada precificação em um contexto amplo dentro da empresa, no entanto temos uma ferramenta gratuita que pode lhe auxiliar a precificar um produto a partir dos seus custos, acesse o post Precificação na Prática para saber mais.

A Métrica Chave

Neste universo de empreendedorismo é comum ver pessoas colocando o faturamento acima de tudo, e usando este número como marcador de sucesso do negócio. Mas olhar apenas para o faturamento é uma forma equivocada de avaliar uma empresa. Um faturamento vultuoso eventualmente esconde a ineficiência de uma operação.

Entretanto, nenhuma outra métrica é mais relevante para um negócio do que o lucro gerado. É o lucro que mantem o negócio de pé, ao mesmo tempo que permite investimentos em sua ampliação, remunera o empreendedor pelo seu trabalho, coragem e o compromisso com seus colaboradores e com a sociedade em geral.

Sugiro que você salve em seus favoritos esta página, pois a partir de agora, todas as vezes que você pensar em um novo negócio, poderá usa-lá para simular cenários e determinar se o projeto é ou não viável.

Pensando em E-commerce

Agora que você pode simular inúmeros cenários para o seu negócio, com toda a certeza vai querer simular como seria sua operação em um e-commerce. A diferença mais evidente de um e-commerce para uma operação física vai estar em seus custos fixos (aluguel, infraestrutura, colaboradores, etc.), que serão certamente menores.

Ecommerce

No entanto considere que um e-commerce pode extrapolar limites geográficos, operar 24hs por dia e 7 dias por semana, potencializa o atendimento e fidelização de clientes, tem potencial de escalabilidade muito superior a uma operação física, e tudo isso ainda proporciona uma margem de lucro muito maior.

A Start Commerce oferece uma formação em e-commerce para quem deseja empreender no mercado digital. Você não precisa ser um mago em informática para criar um e-commerce profissional, independente, robusto e escalável, pois ajudaremos você desde os primeiros passos até a gestão deste poderoso canal de vendas.

E-commerce vs Negócio Físico

Descubra por que insistir em uma loja física hoje, além de uma decisão arriscada, pode beirar a insanidade.

Aprenda a Criar E-commerce do Zero

Entenda como uma pessoa comum pode criar do zero um e-commerce profissional, estruturado, escalável em apenas 30 dias.

1 comentário em “Calculadora de Precificação”

  1. Pingback: Precificação na Prática - Start Commerce

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *