Recentemente fizemos um post aqui no Blog da Start Commerce sobre a Precificação do Produto no contexto global da empresa. Recebemos muitos feedbacks positivos, entre eles alguns chamaram a atenção para a necessidade de Precificar um Único produto. Ou seja: Como Calcular o Preço de Venda de um Produto a partir dele mesmo?
Então resolvemos aceitar o desafio de criar uma ferramenta que vai ajudar você, de maneira prática e gratuita, a precificar individualmente os seus produtos. Basta preencher os dados e descobrir que preço cobrar no seu produto.
Calcular Preço de Venda
Insumos
Subtotal |
Embalagens e Suprimentos
Subtotal |
Precificação
Custo do Produto | ||
Taxa do Cartão | ||
Taxa Marketplace | ||
Comissões | ||
Estimativa de Imposto | ||
Margem de Contribuição | ||
Margem de Lucro |
Preço de Venda do Produto
Markup
Fator de Multiplicação
Os valores obtidos por meio desta planilha são meras estimativas. Para cálculos precisos consulte seu contador.
Análise do Mercado
Preço muito alto não vende, mas muito baixo não paga as contas. Precificar é encontrar o equilíbrio ideal entre estes dois extremos.
É claro que o preço não é o único diferencial competitivo que sua empresa precisa desenvolver, mas sempre será uma métrica de comparação muito importante.
E apesar disso é necessário entender que precificar não se resume a um calculo matemático, é preciso conhecer seu publico e saber quanto ele está disposto a pagar pelo seu produto. Analisar os preços dos seus concorrentes diretos (aqueles que oferecem o mesmo nível de serviço que você), para saber se seu preço esta coerente. Definir o impacto do preço nas suas estratégias de marketing, pois você pode estar disposto a abrir mão temporariamente da sua margem de lucro para ganhar mercado, ou pode se posicionar como uma marca exclusiva, aceitando um volume menor de vendas para manter uma margem alta.
Enfim, muitas coisas podem te influenciar ao calcular o preço de venda, mas um erro que você jamais cometerá sabendo precificar é o do Prejuízo Inconsciente, ou seja, entrar no vórtice mortal em que quanto mais você vende maior será o prejuízo acumulado.
Markup
Na agitada rotina de um empreendedor, nem sempre é possível parar e preencher uma planilha como a nossa para calcular o preço de venda de um produto. Por isso conhecer o seu Markup médio ajuda muito a tomar decisões no seu dia a dia.
Como você percebeu em nossa planilha, além do preço de venda temos a informação do Markup e o Fator de Multiplicação, ou seja, a planilha lhe ajuda a encontrar esta “referencia” que pode facilitar uma estimativa rápida de precificação para produtos semelhantes. Basta multiplicar o “Fator de Multiplicação” pelo custo do produto para ter um preço de referência para venda.
Ferramentas
Aqui no Blog da Start Commerce temos várias ferramentas gratuitas que vão te ajudar na gestão do seu negócio, entre elas:
- Precificação de Produtos – Calculadora para precificação no contexto global do negócio;
- Custo de um Funcionário – Calcule o custo de um funcionário CLT considerando as variáveis específicas da sua empresa;
- Planejamento Financeiro – Quer validar se a sua ideia de negócio é economicamente viável? Comece por aqui;
- Simples Nacional – Você sabe calcular sua Alíquota Efetiva? Temos uma calculadora que vai te ajudar;
- Taxas e Impostos – Estime o impacto das taxas de cartão, marketplaces e impostos sobre o seu negócio;
- Calculadora de Custos Fixos – Quer ajuda para classificar e colocar no papel quais são os Custos Fixos do seu negócio?
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