Parabéns! Se você está ponderando sobre a expansão de sua equipe, afinal isso é um sinal claro de que seu negócio está prosperando. No entanto, contratar um novo colaborador é uma etapa significativa que vem com uma série de considerações financeiras. Mas antes de embarcar nessa jornada, é vital saber calcular o custo de um funcionário, e ter clareza sobre o impacto financeiro em seu negócio.
Para facilitar essa tarefa, desenvolvemos uma ferramenta simples e inovadora para calcular o custo de um funcionário e desmistificar os custos associados à contratação, ao passo que agora você pode ter uma estimativa precisa de como essa contratação impactará o seu fluxo de caixa mensal.

Entenda os Componentes do Custo de Contratação
Contratar um novo membro para sua equipe é mais do que apenas adicionar um salário ao seu orçamento mensal, visto que há uma série de outros custos associados, muitos dos quais podem ser facilmente esquecidos. Vamos delinear cada um deles, para que você tenha uma imagem completa e realista.
Salário Base
O ponto de partida certamente é o salário base. Isto é o valor bruto que o colaborador receberá mensalmente.
Benefícios
Além do salário, você também precisará considerar os benefícios, principalmente:
- FGTS;
- Provisões;
- Vale-transporte;
- Vale-alimentação;
- Assistência médica;
- Seguro de vida;
- Entre outros.
Calculadora de Custo de um Funcionário
Para ajudá-lo a navegar por essas águas financeiramente complexas, desenvolvemos uma ferramenta para calcular o custo de um funcionário, incluíndo todo os custos de forma clara e concisa. Assim, você pode se concentrar no que realmente importa: continuar crescendo seu negócio.
Como Funciona
A calculadora é bastante intuitiva. Basta inserir o salário proposto e os valores dos benefícios para obter uma estimativa detalhada dos custos mensais que a nova contratação implicará para sua empresa.

A contratação de um novo colaborador não precisa ser uma experiência estressante e confusa. Tão pouco motivo de preocupação.
Pelo contrário, a necessidade do aumento do quadro de funcionários é um indicador consistente de crescimento da sua empresa.
Agora que você conhece nossa calculadora, terá uma visão clara dos custos envolvidos, permitindo que você tome decisões concientes e mantenha seu negócio nos trilhos para o sucesso.
Impacto no seu Custo Fixo
As despesas com pagamento de funcionários e benefícios são contabilizados como custos fixos do seu negócio. Custos Fixos são aqueles que, independente do seu fluxo de vendas, não são alterados, ou seja, sob qualquer circunstância você precisará honrar este compromisso.
Um empresário inteligente analisa o retorno que o aumento nos custos fixos pode trazer para seu negócio. Este processo pode esconder uma armadilha. Muitas vezes o empresário observa apenas quanto vai faturar a mais após fazer esta contratação, quando deveria se preocupar com o resultado final, ou seja, o lucro líquido que será gerado.
Mas se você quer saber se o aumento da equipe vai trazer um resultado positivo para seu negócio, além da ferramenta para calcular o custo de um funcionário, temos mais duas calculadoras que podem te ajudar, a Calculadora de Custos Fixos Mensais e a Calculadora de Planejamento Financeiro, com elas você terá uma visão clara do seu cenário financeiro, subsidiando sua tomada de decisões.
Pensando em E-commerce
Agora que você pode simular inúmeros cenários para o seu negócio, com toda a certeza vai querer simular como seria sua operação em um e-commerce. A diferença mais evidente de um e-commerce para uma operação física vai estar em seus custos fixos (aluguel, infraestrutura, colaboradores, etc.), que serão certamente menores.

No entanto considere que um e-commerce pode extrapolar limites geográficos, operar 24hs por dia e 7 dias por semana, potencializa o atendimento e fidelização de clientes, tem potencial de escalabilidade muito superior a uma operação física, e tudo isso ainda proporciona uma margem de lucro muito maior.
A Start Commerce oferece uma formação em e-commerce para quem deseja empreender no mercado digital. Você não precisa ser um mago em informática para criar um e-commerce profissional, independente, robusto e escalável, pois ajudaremos você desde os primeiros passos até a gestão deste poderoso canal de vendas.
E-commerce vs Negócio Físico
Descubra por que insistir em uma loja física hoje, além de uma decisão arriscada, pode beirar a insanidade.
Aprenda a Criar E-commerce do Zero
Entenda como uma pessoa comum pode criar do zero um e-commerce profissional, estruturado, escalável em apenas 30 dias.