Tão importante quanto saber que passos dar para desenvolver uma nova habilidade é saber quais armadilhas evitar. E se você está chegando agora no Clube Secreto do WordPress, me sinto muito a vontade para compartilhar minha experiência com você, pois acredite, eu já pisei em cada uma das cascas de banana digitais que falaremos aqui, algumas mais de uma vez. Entenda como evitar erros no WordPress.
Em linhas gerais, os seguintes fatores motivam a maior parte dos erros:
- Facilidade de uso que o WordPress oferece;
- Falta de conhecimento técnico;
- Excesso de confiança;
- Falta de planejamento;
- Pressão para entrega em prazos muito curtos;
- Desconhecer as melhores práticas.
Abaixo, você encontrará os Dez Mandamentos para um site WordPress bem-sucedido. São regras simples, porém cruciais, que vão desde a gestão inteligente de recursos até a sagrada arte de manter seu usuário feliz. Siga-os e você não só evitará as armadilhas mais comuns, como também construirá um site robusto e eficaz. Então, vamos aos mandamentos.
Os 10 Mandamentos do WordPress
A natureza colaborativa e o código aberto do WordPress oferecem uma ampla gama de plugins para quase todas as necessidades. Você encontra desde soluções simples, como mudar o texto de um botão, até sistemas de CRM avançados e a robusta plataforma WooCommerce para E-commerce.
No entanto, plugins podem causar conflitos entre si e muitos permanecem desatualizados ou sem manutenção no repositório. Usar muitos plugins deixa seu site lento, aumenta as vulnerabilidades de segurança e cria problemas potenciais a cada atualização.
A boa notícia é que você pode substituir a maioria dos plugins por pequenos trechos de código. Essa abordagem melhora o desempenho e minimiza o risco de conflitos.
O Elementor se destaca como o plugin mais popular para WordPress, oferecendo um construtor de páginas intuitivo que produz designs agradáveis e sofisticados.
No entanto, esse plugin também carrega desvantagens: ele cria códigos inchados e frequentemente enfrenta problemas de compatibilidade com diversos temas e até mesmo com o WooCommerce. Atualizações podem quebrar páginas construídas com Elementor e seu uso inevitavelmente diminuirá o desempenho do seu site.
O deslumbramento inicial do desenvolvedor com o Elementor pode criar barreiras significativas para o aprendizado, tornando-o dependente da ferramenta e menos capaz de resolver desafios de desenvolvimento sem ela.
Por outro lado, o Elementor pode acelerar o processo de desenvolvimento, o que reduz os custos do projeto. Muitas agências, apesar de cientes dos problemas, ainda optam pelo uso indiscriminado do Elementor.
O WordPress oferece um construtor de páginas nativo, o Gutenberg, que está em constante evolução e é baseado em blocos. A maior parte das funcionalidades do Elementor pode ser reproduzida no Gutenberg, e as restantes requerem apenas conhecimento em HTML, CSS e JavaScript.
Estudos frequentemente mostram que a velocidade do site afeta diretamente sua taxa de conversão. Com o passar do tempo, os usuários se tornam cada vez mais exigentes quanto ao desempenho da aplicação.
Muitos desenvolvedores subestimam a importância desse fator até ser tarde demais, tendo então que buscar ferramentas de otimização para corrigir uma instalação mal executada.
Um exemplo clássico desse descuido com o desempenho são as imagens mal otimizadas: muito grandes, sem compactação ou com extensões inadequadas.
Priorizar o desempenho desde o início terá um impacto direto na retenção do seu site ou na taxa de conversão do seu e-commerce. Boas taxas de retenção e conversão são cruciais para o seu sucesso.
Sempre que você implementar ou atualizar um recurso, execute testes rigorosos. Priorize a jornada de compra do cliente, especialmente se você estiver administrando uma loja online.
Faça dos testes uma rotina, utilizando abas anônimas para replicar a experiência do usuário real. Além disso, não se limite ao ambiente desktop; realize testes em dispositivos móveis também para assegurar uma experiência de compra otimizada em todas as plataformas.
Ao adotar essa abordagem meticulosa, você minimizará o risco de erros e falhas, contribuindo para uma melhor taxa de conversão e retenção de clientes.
Às vezes, subestimamos a complexidade de uma alteração e decidimos implementá-la diretamente no site em produção. Na maioria das vezes, tudo funciona como esperado, o que aumenta nossa confiança. No entanto, quando algo dá errado, o arrependimento se torna imenso.
Esse risco escala exponencialmente em um e-commerce. Você pode não notar o erro imediatamente. Só quando as vendas começam a diminuir e você percebe a perda de receita é que começa a investigação do problema.
Ainda que você tenha backups para restaurar sua instalação a um ponto anterior, o dano já está feito. É provável que você perca dados críticos de clientes, pedidos e produtos entre a data do último backup e a restauração.
O universo tem uma forma irônica de te cobrar: você nunca vai precisar de um backup, desde que você o tenha. Mas se você não tiver um, prepare-se para as consequências.
Além disso, não se pode confiar cegamente em serviços automáticos de backup. Uma falha no sistema, um disco cheio ou qualquer outro imprevisto pode interromper a rotina de backups sem que você seja notificado.
Muitos desenvolvedores criam soluções pensando apenas no desktop, ignorando que a maioria dos acessos ocorre via dispositivos móveis.
O mercado já não tolera mais abordagens amadoras. A sua aplicação precisa funcionar perfeitamente, independentemente do tamanho da tela ou do dispositivo de apontamento, seja ele um mouse, trackpad ou tela sensível ao toque.
Negligenciar as atualizações de plugins, temas ou mesmo do próprio WordPress é equivalente a sair de casa deixando a porta aberta. Você se expõe a uma ampla gama de riscos de segurança, como ataques cibernéticos, vazamentos de dados, infecções por malware e outros problemas que podem comprometer a integridade do seu site.
O cenário digital é dinâmico, e as ameaças evoluem constantemente. Por isso, manter tudo atualizado não é apenas uma opção, mas uma necessidade crítica para a saúde do seu negócio online.
Pode parecer contraditório. Acabei de aconselhar a manter o sistema atualizado, e agora recomendo evitar atualizações automáticas.
Deixe-me explicar: Quando você atualiza um plugin manualmente, você controla o processo e pode testar imediatamente para quaisquer incompatibilidades com outros plugins, temas ou funcionalidades. Atualizações automáticas eliminam essa oportunidade de teste imediato, e você só descobre erros algum tempo depois.
Além disso, corrigir conflitos imediatos pode não ser viável devido a restrições de tempo ou outras condições. Portanto, minha sugestão é desativar as atualizações automáticas, mas atualizar manualmente e testar a aplicação o mais rápido possível para garantir que tudo funcione como deveria.
Seu julgamento sobre o site não é o que realmente conta; o usuário deve ser o foco principal. Pra isso você deve projetar cada aspecto do site para proporcionar clareza, confiança e facilidade de navegação para ele. Desde o layout até a velocidade de carregamento, desde a arquitetura de informações até a acessibilidade, você deve otimizar absolutamente tudo para maximizar a experiência do usuário.
A verdade é que não haverá bom engajamento tão pouco conversão se o usuário não se sentir confortável e confiante no seu site.
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